IBS Ceará

O que é o IBS Ceará?

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) lançou o projeto IBS Ceará, uma iniciativa fundamental para a implementação da reforma tributária no estado. Este projeto visa realizar as mudanças necessárias na organização e auxiliar municípios e empresas em face da mudança provocada pela reforma tributária.

O início do projeto, em 30 de setembro de 2024, foi marcado pelo lançamento do selo IBS Ceará, que reconhece a parceria de instituições governamentais, setoriais e da sociedade civil para o sucesso da transição.

Considerando sua complexidade, o grande número de envolvidos e sua duração, o projeto IBS Ceará está dividido em quatro grandes pilares: atuação nacional, estrutura organizacional, corpo funcional e sociedade.

A atuação nacional representa a necessidade da Sefaz-CE participar ativamente dos diversos grupos que trabalham nos desdobramentos da Reforma Tributária, sejam estes de origem normativa ou operacional.

A estrutura organizacional é a frente que irá adequar a estrutura institucional e física da Sefaz-CE às novas necessidades trazidas pela reforma. Em resumo, este pilar analisará o planejamento estratégico, estrutura organizacional e processos para torná-los aderentes a esta nova realidade.

O pilar corpo funcional diz respeito ao cuidado com as pessoas que trabalham na organização durante esta mudança. É preciso informar o que é a reforma, seu calendário, capacitar servidores e colaboradores nesta nova realidade e engajar o time para que abracem o novo Fisco.

A última frente, e talvez mais desafiadora, é a sociedade. Apesar da reforma ser uma só, ela afeta os diferentes grupos de forma muito distinta. O cidadão terá benefícios com o cashback, por exemplo, ao passo que contribuintes precisarão adequar seus sistemas e equipe de contabilidade a este novo imposto. Neste pilar, a Sefaz-CE deve se comunicar com os diferentes públicos (cidadão, contador, contribuinte, etc.) para tornar mais claro este processo a todos.

Rolar para cima